domingo, 23 de agosto de 2015

Instrumentos de óptica

Caleidoscópio
Foi inventado na Inglaterra, no início do século XX, por David Brewster. O nome é uma junção das palavras gregas Kalos, eidos e scópeo, tendo o significado de “vejo belas imagens”. Funciona como um jogo de espelhos. Dentro de um tubo cilíndrico, coloca-se fragmentos de vidros coloridos e ter pequenos espelhos. Através de um furo na tampa e com a entrada de luz, os vidros coloridos refletem nos espelhos, formando diversas imagens simétricas e que, dependendo da posição mudam de formato.



Luneta
É usada para ver objetos aproximados. Foi inventada no início do século XVII, por Hans Lippershey. Foram utilizadas duas lentes, uma côncava e outra convexa, tendo um efeito de refração. Mais tarde foi aperfeiçoada por Galileu Galilei, para ser usada na astronomia.




Periscópio
A luz entra em um dos lados, refletindo nos  dois espelhos e saindo do lado oposto, fazendo com que quem esteja olhando em um dos orifícios consiga enxergar no outro. É utilizado em submarinos, para poder enxergar a superfície sem precisar sair da água. Os espelhos devem estar posicionados paralelamente e a 45 graus da superfície. Foi inventado em 1902 por Simon Lake e aperfeiçoado por Howard Grubb.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário